Conteúdo qualificado, integração entre ambiente presencial e virtual e um cenário audiovisual interativo foram as marcas do evento “E Agora?”, promovido pela startup Meu Evento Online (MEO) na noite de 14 de maio. A iniciativa reuniu as principais lideranças econômicas de Mato Grosso e o escritor Luciano Pires, de São Paulo, para discutirem quais as expectativas para indústria, comércio e agro no cenário pós-pandemia de Covid19.
Embora todas as atividades econômicas tenham sido afetadas pela realidade causada com a eclosão do novo coronavírus, os impactos foram diferentes e as características de cada segmento distinguem a reação frente à crise. “O agro oferta produtos de primeira necessidade, como alimentos, e o nosso papel é garantir o abastecimento. Dessa forma, as projeções de crescimento devem ter o ritmo reduzido, mas a atividade não foi paralisada”, observou o presidente da Famato, Normando Corral.
No comércio, muitos empreendedores foram levados a modificar a forma de operar. “Restaurantes precisaram investir no delivery e há uma tendência de que o consumidor priorize o comércio mais próximo, da sua comunidade, ao invés das grandes redes multinacionais”, analisou o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior.
Já o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, enfatizou as oportunidades que se abrem com as mudanças no comportamento do consumidor. “Hoje, mais do que nunca, será fundamental saber se comunicar”, afirmou.
Com participação direta de São Paulo, pela internet e em tempo real, o escritor e palestrante Luciano Pires, um dos precursores do podcast no Brasil, mostrou como os líderes precisam saber filtrar informações na hora de tomarem decisões. “Há pelo menos três esferas que influenciam na nossa forma de ler o mundo: a objetividade, a subjetividade e a relatividade. Ao decidir, o líder precisa compreender as implicações de um fato em todos esses aspectos”, sugere
As palestras e o debate final foram acompanhados por mais de 3 mil pessoas de forma simultânea no site da MEO e nas suas mídias sociais, além de terem sido transmitidas também pela TV Mato Grosso (canal 27.1). A participação e o engajamento via comentários e mídias sociais marcaram o lançamento da plataforma.
Mediador do evento, o jornalista Diego Hurtado avalia positivamente a primeira investida da MEO. “Optamos por nos unir e trilhar o caminho da inovação para atravessarmos a crise. A iniciativa foi muito bem recebida e agora está disponível ao mercado”, observa.
A MEO surgiu da união de cinco empresas de Cuiabá do ramo de eventos: Indústria d’Eventos, Coachtigo – Palestras & Treinamentos, On Mídias, Soul Som e Luz e Virtual Vídeo. Frente ao isolamento social causado pela Covid19, as marcas se uniram, adotaram os preceitos da economia colaborativa e se reinventaram, criando a startup cujo principal serviço é a plataforma de realização de eventos online ou em formato híbrido, mesclando atrações presenciais com virtuais.